sábado, 10 de outubro de 2009

Curumim
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Curumim, ver Curumim (desambiguação).
Curumim é uma palavra de origem tupi, e designa, de modo geral, as crianças indígenas.
Possui, como variantes, as seguintes formas: colomim, culumim, colomi, curumi e culumi, sendo a forma usual, no português falado no Brasil, a de Curumim, como sinônimo para criança.
Na região Amazônica o termo também serve para designar a vara de pesca apropriada para a captura do pirarucu - um peixe de grandes dimensões, típico da bacia hidrográfica do norte brasileiro.
Curumim também é o nome de um parque na cidade de Ceres Goiás.
[editar] Curumins nas artes
As Aventuras de Tibicuera - é um livro infantil do escritor brasileiro Érico Veríssimo que relata a vida de um menino índio que, por conta de uma poção mágica, mantém-se eternamente jovem e relata a vida de alguém que assiste à História do Brasil ao longo dos séculos.
Jorge Ben Jor compôs a música "Curumim chama Cunhatã que eu vou contar (Todo dia era dia de índio)" em homenagem aos índios.
O termo curumim é citado na letra de uma canção de Baby do Brasil, em homenagem aos índios.
Mauricio de Sousa, autor de banda desenhada, possui toda uma séria de personagens que retratam os curumins - a turma do Papa-Capim.
Curumin é o pseudônimo de Luciano Nakata Albuquerque, um músico paulista com Quannum Records (América) e ybmusic (o Brasil). Toca um tipo de samba-funk, incorporando elementos do hip-hop, jazz, pop, rock and roll, e da bossa nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário